quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

endolimax nana

Trata-se de ameba de dificil tratamento, mas que de um modo geral não dá sintomas e não cria problemas.

domingo, 9 de janeiro de 2011

TRATAMENTO PARA OXIURUS

O OXIURUS É UM VERME PEQUENO,  CERCA DE 1 CM,  EM QUE PARTE, HABITA O INTESTINO,  E PARTE SAEM PARA FORA, MUITOS FICANDO EM VOLTA DO ANUS, PROVOCANDO COCEIRA ANAL.  EM MULHERES, PODE CAUSAR TAMBEM COCEIRA NA ENTRADA DA VAGINA.  

OS VERMIFUGOS PARA OXIURUS, MATAM OS PARASITAS QUE ESTÃO DENTRO DO INTESTINO,  MAS NÃO MATAM OS QUE ESTÃO NA SAÍDA DO ÂNUS.   A POMADA DE THIABENDAZOL (FOLDAN),  MATA OS OXIURUS NA SAÍDA,  MAS NÃO ALCANÇAM OS QUE ESTÃO DENTRO DO INTESTINO.  EXATAMENTE PORISSO, QUE O TRATAMENTO TEM QUE SER COM A COMBINAÇÃO DO VERMIFUGO COM A POMADA. 

SEMANA DE PREVENÇÃO E COMBATE À VERMINOSE

EM GRAVATAI NO RIO GRANDE DO SUL  E NA CAPITAL EM PORTO ALEGRE,   NA PRIMEIRA SEMANA DE ABRIL,  TEREMOS A PRIMEIRA SEMANA DE PREVENÇÃO E COMBATE À VERMINOSE,  ONDE SERÃO OFERECIDAS INFORMAÇÕES MAIS DETALHADAS NA IMPRENSA SOBRE ESTE FLAGELO QUE TOMOU CONTA DO MUNDO INTEIRO,  PRINCIPALMENTE PAISES TROPICAIS COMO O BRASIL.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A INDUSTRIA DA RECIDIVA

 A   I N D Ú S T R I A    D A    R E C I D I V A


Uma terapia correta à base de antibióticos,  necessita de um tempo certo tanto quanto ao número de dias em que deve ser administrado, quanto aos intervalos de administração.   Para menos poderemos ter a recidiva cujas consequências são imprevisíveis, podendo uma infecção voltar de forma mais grave e perigosa, alem da resistência ao medicamento.  Para mais, poderá surgir a chamada superinfecççao dando origem a microorganismos oportunistas.  



A lucrativa Indústria Farmacêutica está habituada a colocar nas cartelas, uma quantidade sempre menor do que o mínimo necessário para uma antibioticoterapia adequada.  Com isso economizam matéria prima, royaltes, impostos, embalagens, e ainda lucram com a necessidade do paciente comprar novamente  o medicamento pelo retorno da infecção.



Medicamentos à base de amoxicilina que normalmente nunca devem ser administrados por menos de 10 dias, e raramente acima de 15 dias, já estão resistentes, porque as embalagens oferecem tratamento para apenas 7 dias, inclusive as distribuídas em postos de saúde.



Esta já antiga resistência pelo uso inadequado, incentivado pela posologia sugerida na bula do medicamento, deu origem à associação com uma substância chamada  Clavulanato,  extremamente cara para os padrões médios de nossa população, cuja apresentação também é menor do que o mínimo necessário para o combate da maioria das infecções, que certamente criará resistência no futuro.



A Azitromicina com embalagens de 3 comprimidos, que deveria ser para complementar algum tratamento mais longo,  descaradamente orienta em sua bula, a administração de apenas 3 dias para a maioria das infecções de seu espectro de ação, o que é um crime contra a saúde pública.  A recidiva é quase certa e a resistência no futuro é altamente provável.  Seja qual for o tipo de infecção, é inadmissível o uso de azitromicina por menos de 5 dias.



Um tratamento para combater o Helicobacter pylorum, um microorganismo que perpetua as úlceras pépticas, necessita da associação de quatro medicamentos,  incluindo 2 tipos de antibióticos cujo tratamento deveria ser no mínimo  de 10 dias.  Cada caixa custa em torno de 150 reais, preço totalmente injustificável,  pois trata-se de associações que à muito entraram em domínio público, isento de royaltes ou direitos de pesquisa.  Para aumentar a lucratividade,  as embalagens contém  cartelas para apenas 7dias, deixando duas alternativas para o paciente:  ou compra outra caixa gastando uma fortuna, ou se submete a uma provável recidiva.  Qualquer das duas alternativas entra no jogo da obsessão da Indústria Farmacêutica em obter lucro a qualquer custo.



Tornar público essas informações, é a única esperança que me resta para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária tome providências para eliminar a “INDÚSTRIA DA RECIDIVA”, cuja Ouvidoria que é surda e muda,  não ouve e não responde, e a Agência não toma providências,  uma vez que há mais de 5 anos e, por diversas vezes, estou alertando para este problema sem obter sequer uma resposta,  nem que fosse para contestar o que estou informando.



Dr.  MOISES  ELI  MAGRISSO

Clínico Geral e Médico do Trabalho

CREMERS   8708  

Amigo Rafael do Correio de Gravatai

PREZADO AMIGO RAFAEL
Não precisa publicar o que vou escrever

O Correio de Gravatai está cada vez melhor, e a parte de VIDA & SAÚDE está maravilhosa.   O que me chamou a atenção, é um fato que não depende de voces,  mas da classe médica.   No artigo sobre anemias, gostaria de lembrar,  que no Brasil,  quando não há sangramentos, e as pessoas se alimentam corretamente,  a principal causa de anemias, principalmente a ferropriva, é sem dúvida,  algum tipo de verminose.  E nas pessoas que se alimentam mal,  a verminose aumenta mais ainda a anemia.  Mas no artigo não foi citado como uma importante causa de anemia,  e nem mesmo como uma das causas, mas a omissão não é culpa de voces.   Isto ocorre, porque infelizmente a maioria dos médicos não entendem nada de verminose,  e muitos pacientes com anemias causadas por parasitas,  eles tratam apenas com reposições de vitaminas, acido folico e ferro,  mas nunca combatendo o principal responsável pela doença. Isto chama-se "encher um balde furado",  coloca-se os nutrientes espoliados por cima,  e os vermes consomem novamente embaixo.
Noutra oportunidade vi um trabalho de residentes médicos falando sobre causas e tratamentos de anemias por falta de ferro.  Esta sim, tem como principal causa além da má alimentação, algum tipo de parasitose.   no trabalho, não falam neste assunto como a causa da doença,  e nao citam no tratamento, o combate aos parasitas.  Veja bem:  NEM SE QUER CITAM.    É com tristeza que sou obrigado a reconhecer, que a nossa classe médica, desconhece o problema VERMINOSE.   Porisso é que não tem vermífugos nos postos de saúde: se tiver os médicos ignoram, os medicamentos vencem e vão fora, e a população sofre com o problema, inclusive morrem crianças por esta ou outra doença pela baixa das defesas.  Duas médicas da Secretaria de Saúde, que tem conhecimentos limitados sobre o assunto, induziram ao erro o secretário de saúde Wagner, que não é médico, mas administra muito bem a secretaria, impedindo a distribuição de vermífugos e folders nos postos de saúde das Águas Claras e Morada do Vale no dia da vacinação.  O combinado seria entregar após as crianças receberem a vacina, onde os pais receberiam uma orientação sobre o problema.   Porisso que quando escrevi o texto que voce teve a bondade de publicar, eu escrevi: técnicos mal-informados induzem ao erro.  Espero que as duas médicas tenham se dado conta para quem era o recado. 
É isto amigo Rafael, que dificulta qualquer trabalho, quando queremos dar saúde e salvar vidas. O levi conseguiu a aprovação de nosso projeto e já temos entao a SEMANA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À VERMINOSE DE GRAVATAI.   Estamos aguardando agora a aprovação em Porto Alegre.

Eli

A VERMINOSE EXISTE

A VERMINOSE EXISTE

SIM AMIGOS,   A VERMINOSE EXISTE,  TEMOS QUE PREVENIR E TRATAR.  O SANEAMENTO BÁSICO É INDISPENSÁVEL, MAS MESMO ASSIM, A VERMINOSE ESTÁ TOMANDO CONTA DA POPULAÇÃO.  TOME VERMIFUGOS PELO MENOS 2X POR ANO, E SE A ÁREA FOR MUITO ENDÊMICA,  PELO MENOS 3X POR ANO,  SEJA QUAL FOR O RESULTADO DE EXAMES DE FEZES EM QUALQUER NÚMERO DE AMOSTRAS.

EXAMES DE FEZES NEGATIVOS,  MESMO EM 3 AMOSTRAS,  NÃO SIGNIFICA QUE NAO TENHA VERMES.  ALIÁS ,  SÓ APARECE POSITIVO EM QUEM REALMENTE ESTÁ COM VERMINOSE,  EM MENOS DE 30% DOS CASOS.

VERMÍFUGOS NÃO TEM CONTRA-INDICAÇÕES  (EXCETO GRAVIDEZ).

QUALQUER DÚVIDA SOBRE O ASSUNTO VERMINOSE,  PERGUNTE, QUE TEREMOS MUITO PRAZER EM RESPONDER,  INCLUSIVE INDICANDO O VERMIFUGO ADEQUADO PARA CADA CASO.
Dr. Moisés Eli Magrisso -  Clinico Geral e Médico do Trabalho - CRM-RS  8708

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

DR. MOISÉS, TENHO ALGUMAS DÚVIDAS

SEMANA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À VERMINOSE EM GRAVATAI
 Admin Hoje à(s) 23:20

.Oi Andreia
pergunte sempre que tiver dúvidas. o assunto verminose tem sido muito esquecido, tanto é que o slogan da campanha será A VERMINOSE EXISTE. Consegui que na cidade de Gravatai -rs tenha já a sua SEMANA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE Á VERMINOSE que será na primeira semana de abril.. Este ano será muito comentado o assunto. o objetive será que as pessoas se liguem mais sobre a verminose, e que os medicos, principalmente os de postos de saude, se lembrem que A VERMINOSE EXISTE, e começem a receitar vermifugos, independente de qualquer resultado de exames de fezes. Esta é uma tarefa dura. Consegui tambem que o projeto seja apresentado tambem no municipio de Porto Alegre, mas nao foi colocado em votação ainda, mas será com certeza aprovado.
Gostaria de que todos os municipios tivessem tambem uma semana destas. Informações sobre este projeto, terá se acessar o google com o seguinte: 1- Camara de vereadores de Gravatai - verminose 2- camara municipal de porto alegre sessao do dia 18 de novembro de 2010, Tem tambem o audio e o video. Assim podera ter uma ideia do projeto. Se voce conhece algum vereador, pode tentar entrar com o projeto Escreva mais vezes, qualquer duvida vou te colocar a par. um abraço. moises


--------------------------------------------------------------------------------
De: Andréa Santos
Para: coopemed@yahoo.com.br
Enviadas: Domingo, 2 de Janeiro de 2011 2:03:12
Assunto: SEU SITE SOBRE VERMINOSE - preocupação com os parasitas

Olá Dr. Moisés!


Sou Andréa e moro no Maranhão. Há muito tempo venho lendo seu site sobre verminose e acho esse trabalho espetacular. Sou uma pessoa meio...digamos fanática (é o que alguns dizem) por assuntos sobre verminose, pois sempre falo para as pessoas tomarem remédio para vermes, apesar de eu não ser médica (sou meteorologista, nada haver né). Passei a me preocupar com esse assunto depois de começar a ver na TV todas as quartas-feira um programa chamado parasitas assassinos da discovery channel, e sou extremamente preocupada com as vermes agora. Fiz ultimamente aqui em casa, um tratamento com mebendazol, só por prevenção.


Bem, na minha profissão, que não tem nada haver com medicina, tenho a chance de algumas vezes ter contatos com alguns políticos da minha cidade (São Luis) e estou disposta, assim que tiver uma chance, de sugerir para alguem uma campanha contra a verminose, pois existem tantos outros parasitas desconhecidos da maioria da população e alguns muito conhecidos mas não sao levados em consideração e quem sobre é a população por falta de orientação.

Me deu vontade de manda este e-mail porque não consigo postar no inforum (por timidez, eu acho), mas gostaria de sugerir que você falasse uma vez ou outra de outros parasitas no seu site.


Talvez algum dia eu tome coragem e faça algumas perguntas lá ( que são muuuuuitas).


Um abraço



Andréa

A VERMINOSE EXIST

SIM AMIGOS,   A VERMINOSE EXISTE,  TEMOS QUE PREVENIR E TRATAR.  O SANEAMENTO BÁSICO É INDISPENSÁVEL, MAS MESMO ASSIM, A VERMINOSE ESTÁ TOMANDO CONTA DA POPULAÇÃO.  TOME VERMIFUGOS PELO MENOS 2X POR ANO, E SE A ÁREA FOR MUITO ENDÊMICA,  PELO MENOS 3X POR ANO,  SEJA QUAL FOR O RESULTADO DE EXAMES DE FEZES EM QUALQUER NÚMERO DE AMOSTRAS.

EXAMES DE FEZES NEGATIVOS,  MESMO EM 3 AMOSTRAS,  NÃO SIGNIFICA QUE NAO TENHA VERMES.  ALIÁS ,  SÓ APARECE POSITIVO EM QUEM REALMENTE ESTÁ COM VERMINOSE,  EM MENOS DE 30% DOS CASOS.

VERMÍFUGOS NÃO TEM CONTRA-INDICAÇÕES  (EXCETO GRAVIDEZ).

QUALQUER DÚVIDA SOBRE O ASSUNTO VERMINOSE,  PERGUNTE, QUE TEREMOS MUITO PRAZER EM RESPONDER,  INCLUSIVE INDICANDO O VERMIFUGO ADEQUADO PARA CADA CASO.
Dr. Moisés Eli Magrisso -  Clinico Geral e Médico do Trabalho - CRM-RS  8708