PREZADO AMIGO RAFAEL
Não precisa publicar o que vou escrever
O Correio de Gravatai está cada vez melhor, e a parte de VIDA & SAÚDE está maravilhosa. O que me chamou a atenção, é um fato que não depende de voces, mas da classe médica. No artigo sobre anemias, gostaria de lembrar, que no Brasil, quando não há sangramentos, e as pessoas se alimentam corretamente, a principal causa de anemias, principalmente a ferropriva, é sem dúvida, algum tipo de verminose. E nas pessoas que se alimentam mal, a verminose aumenta mais ainda a anemia. Mas no artigo não foi citado como uma importante causa de anemia, e nem mesmo como uma das causas, mas a omissão não é culpa de voces. Isto ocorre, porque infelizmente a maioria dos médicos não entendem nada de verminose, e muitos pacientes com anemias causadas por parasitas, eles tratam apenas com reposições de vitaminas, acido folico e ferro, mas nunca combatendo o principal responsável pela doença. Isto chama-se "encher um balde furado", coloca-se os nutrientes espoliados por cima, e os vermes consomem novamente embaixo.
Noutra oportunidade vi um trabalho de residentes médicos falando sobre causas e tratamentos de anemias por falta de ferro. Esta sim, tem como principal causa além da má alimentação, algum tipo de parasitose. no trabalho, não falam neste assunto como a causa da doença, e nao citam no tratamento, o combate aos parasitas. Veja bem: NEM SE QUER CITAM. É com tristeza que sou obrigado a reconhecer, que a nossa classe médica, desconhece o problema VERMINOSE. Porisso é que não tem vermífugos nos postos de saúde: se tiver os médicos ignoram, os medicamentos vencem e vão fora, e a população sofre com o problema, inclusive morrem crianças por esta ou outra doença pela baixa das defesas. Duas médicas da Secretaria de Saúde, que tem conhecimentos limitados sobre o assunto, induziram ao erro o secretário de saúde Wagner, que não é médico, mas administra muito bem a secretaria, impedindo a distribuição de vermífugos e folders nos postos de saúde das Águas Claras e Morada do Vale no dia da vacinação. O combinado seria entregar após as crianças receberem a vacina, onde os pais receberiam uma orientação sobre o problema. Porisso que quando escrevi o texto que voce teve a bondade de publicar, eu escrevi: técnicos mal-informados induzem ao erro. Espero que as duas médicas tenham se dado conta para quem era o recado.
É isto amigo Rafael, que dificulta qualquer trabalho, quando queremos dar saúde e salvar vidas. O levi conseguiu a aprovação de nosso projeto e já temos entao a SEMANA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À VERMINOSE DE GRAVATAI. Estamos aguardando agora a aprovação em Porto Alegre.
Eli
Nenhum comentário:
Postar um comentário